segunda-feira, 16 de julho de 2012

Você coleciona esmaltes?

O post de hoje está grandinho, mas vale a pena ler!

Há um tempo atrás, eu gostava de pensar que colecionava esmaltes. Ou que, um dia, iria ser uma colecionadora - teria todas as cores possíveis, todos os acabamentos, todos os vidrinhos de todas as marcas. Nem faz tanto tempo assim, para ser sincera. Comecei a comprar em junho do ano passado, e a vontade de ter todos os esmaltes possíveis surgiu quando comecei a acessar blogs sobre o assunto, em que as meninas tem mais de 2.000 vidrinhos. Queria ser assim, ter tantos esmaltes como elas.

Comecei a comprar muito. Em uma semana, nem sabia fazer as unhas direito, e já tinha mais de vinte esmaltes na caixinha. Pode parecer pouco, mas se você for pensar bem, vinte esmaltes em uma semana dá quase três esmaltes por dia. Cada esmalte custando uma média de três reais, dá para fazer as contas de cabeça mesmo e deduzir quanto eu gastava para alimentar essa vontade. É bastante se você levar em conta que eu sou estudante de ensino médio e não tenho renda própria. Deixava de comer para comprar esmalte, toda doidinha ahauhaua.

Acabei aprendendo a fazer minhas unhas, e, com isso, a vontade de ter muito esmalte só crescia. Continuei comprando muito, por muitos meses. Parei um pouco no início desse ano, estava focada em outras coisas, passei no exame seletivo puxadíssimo de um colégio federal, comecei a namorar, ficava o tempo todo no campus estudando e mal tinha tempo de comer, imagina se eu tinha disposição para ir ao centro de cosméticos do outro lado da cidade! No entanto, a universidade entrou de greve, passei a ficar muito tempo em casa, meu dinheiro voltou a sobrar, e eu voltei a comprar esmaltes numa quantidade absurda.

Resumidamente falando, tenho mais de duzentos esmaltes e não sou manicure. Tem gente que acha isso normal, outras pessoas acham um absurdo, um ultraje. Mas a verdade é que aprendi a distribuir bem o meu dinheiro (minha mesada, no caso) e não deixo de comprar comida, roupa, livros, etc; para comprar vernizes. Óbvio que minha vontade é ter vários esmaltes europeus, de qualidade alta e acabamentos incríveis, mas sou um pouquinho mais pé no chão atualmente e sei que minha vida não gira em torno da compra de algo que talvez eu nunca vá usar. Além disso, de tempos em tempos separo os vidrinhos que estão para vencer, ou aqueles que sei que não vou mais passar e dou para manicure da minha mãe.

Pensando nisso, na enormidade de cores que tenho e que algumas já devem estar vencendo, estava revirando meus esmaltes para ver se tinha algum em condições ruins (aí eu jogo foro, não vou dar coisa estragada para ninguém) e achei alguns que eu nunca havia sequer usado. Parei para pensar no tanto de dinheiro que foi nessa brincadeira de comprar descontroladamente, e não foi pouco. Além de perder grana, perdi cores que eu gostava muito, porque o tempo é implacável - esmalte nenhum é para sempre. Uma hora ou outra ele vai dar algum probleminha ou ele vai vencer.


 Esse esmalte aí é um Ludurana da linha de craquelados. Não sei o que esse tipo de esmalte tem, mas todos eles estão assim. E foram comprados em novembro do ano passado, ou seja, nem faz tanto tempo. Acredito que dê para usar ainda, se você sacudir o vidrinho ele volta ao ''normal''. Até onde sei, isso é comum, o esmalte decanta com o tempo mas se o prazo de validade não estiver expirado, pode usar sem problemas. Só que ele também desbotou, a cor roxinha que dá para ver no frasquinho, quando vista no pincel, é praticamente branca. Você compra um esmalte, meses depois você sequer abriu, ele decanta, ele muda de cor, ele perde a validade. Dinheiro pro lixo, porque eu não vou usar isso nunca mais.


Esse aí é um dos foscos que a Risqué lançou, há bastante tempo atrás (acho que agora faz uns três anos), eu comprei já tem um ano mais ou menos, usei uma vez e ele já está inutilizável. Não por causa da aguinha nojenta em cima, e sim porque deu um monte de pontinhos pretos. Quando vi esse post falando que os esmaltes foscos da coleção Pop 4U estavam todos com essas bolinhas pretas, fui correndo olhar os meus. Dizem que é pigmento mal dissolvido, mas fica horrível nas unhas, então.. mais um perdido. 
Se eu fosse fotografar todos os esmaltes que eu encontrei meio gongados, levaria horas para mostrar tudo. Tem esmalte vencido (não uso), tem esmalte que endureceu completamente e nem o pincel solta do vidro mais; esmalte com fundinho branco e aguinha em cima, outros que mudaram de cor, enfim! A lista é grande e a perda também. 

Então, depois de um tempo consumindo horrores um único produto, botei a cabeça no lugar e compro apenas os esmaltes que acho muito bonitos ou diferentes, tento ao máximo não comprar cor igual ou muito parecida, e parei de comprar coleções inteiras. Acho bobagem. Sempre vai haver uma cor que eu não gosto, que não vou usar nunca, então para que comprar tudo? Para ''colecionar'' uma coisa que vai acabar em menos de um ano? É, porque esmalte tem validade, e meu dinheiro é muito suado para que eu colecione algo que acaba tão rápido. Seria interessante colecionar esmaltes se durassem décadas e pudéssemos vender no futuro como raridade, como é feito com as moedas e artigos antigos, que são considerados ''vintage'' atualmente. Só que esmalte endurece, esmalte vence, esmalte tem que ir pro lixo depois de um certo tempo. Então colecionar é uma palavra um tanto complicada. Parei de usá-la. Opto por dizer que gosto de esmaltes e compro com regularidade, mas não sou colecionadora. Até chamo a junção de vidrinhos de ''coleção'', mas por puro hábito. Sei que, no fundo, não tenho dinheiro para colecionar, e que, pensando bem, só tenho vinte dedinhos e mais de 1.600 ml de verniz para passar neles...

Obviamente sou influenciada pelas coisas que leio internet afora, alguns blogs postam esmaltes lindíssimos que tenho muita vontade de comprar, e se tiver condições, vou acabar comprando, claro! Não tenho nada contra quem deseja colecionar esmaltes, só estou apresentando meu ponto de vista, e espero que possa ajudar alguém ou que, pelo menos, não ofenda ninguém que coleciona, pode e gosta disso. No entanto, acredito que temos que adequar nossas vontades de acordo com o que nos é possível, e é isso que tenho tentado fazer. ^^ 

Beijinhos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário